Big Extra Cash

Get cash from your website. Sign up as affiliate.

domingo, 12 de setembro de 2010

Nelson Mandela foi homenageado com estátua, em Londres

Nelson Mandela foi homenageado com estátua, em Londres

O Primeiro-Ministro britânico, Gordon Brown, efectuou no passado dia 29 de Agosto, em Londres, o descerramento e a inauguração de uma estátua de Nelson Mandela. A estátua feita em bronze é da autoria do artista Ian Walters e mede cerca de três metros de altura. A cerimónia foi presidida pelo Primeiro-Ministro britânico e estiveram presentes o Presidente da Câmara de Londres, Ken Livingstone, e o realizador de cinema Richard Attenborough, entre outras presenças igualmente relevantes.
Guião da cerimónia de inauguração:
- descerramento da estátua;
- discursos;
- breve filme sobre a vida e feitos de Nelson Mandela;
- encerramento com músicas gospel e danças usando os trajes e músicas da África do Sul.

Ao descerrar a estátua, a multidão proferia entusiasmada "Mandela, we love you!".

Nelson Mandela, prémio Nobel da Paz (1993) e antigo presidente sul-africano (1994-1999) foi durante a cerimónia elogiado pelo Primeiro-Ministro, Gordon Brown:

"Nelson Mandela is one of the most courageous and best-loved men of all time," [...] "You will be here with us always" […] "This statue is a beacon of hope. It sends around the world the most powerful of messages: that no injustice can last for ever, that suffering in the cause of freedom will never be in vain, that however long the night of oppression, the dawning of liberty will break through and there is nothing that we, the peoples of the world working together, cannot achieve."
A estátua foi colocada em “Parliament Square” onde também se encontram as estátuas de Winston Churchill e de Abraham Lincoln. Gordon Brown fez uma comparação entre o trabalho levado a cabo por Nelson Mandela, na luta contra o “apartheid” e contra a pobreza na África do Sul, com as lutas de Abraham Lincoln contra a escravatura e de Winston Churchil contra o fascismo.

Nelson Mandela, de 89 anos de idade, deslocou-se a Londres para assistir à cerimónia de inauguração da estátua, na companhia da sua mulher Graça Machel. No seu discurso referiu:

"Though this statue is of one man, it should in actual fact symbolise all those who have resisted oppression, especially in my country".

O Prémio Nobel da Paz foi o primeiro presidente eleito da África do Sul (em 1994), conquistou a atenção do mundo durante os vinte e sete anos que passou na prisão e durante os quais levou a cabo uma campanha internacional que viria a resultar no fim do “apartheid”.
Nelson Mandela anunciou a celabração do seu nonagésimo aniversário, a ocorreu no próximo ano e que será assinalado com um concerto, em Londres, em “Hyde Park” para promover a sua campanha número 46664 contra a SIDA.

Fontes: http://www.number-10.gov.uk, http://nobelprize.org,
http://pt.wikipedia.org/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário